26.10.10

RECORDAR É VIVER




Muito provavelmente a maioria dos seus colegas de escola/faculdade não são seus amigos hoje. Muitos nunca foram. E atualmente não devem fazer parte do seu dia-a-dia.

Mas eles compartilharam momentos impagáveis contigo. Uma época que todos consideram boa, talvez melhor que a atual, que tem inúmeras preocupações a mais nas nossas vidas adultas. Revê-los, portanto, significa relembrar a felicidade que ficou lá atrás e pode ser sempre revivida a cada novo encontro. Ou seja, é pra lá de bom.

Se quisermos, os laços não precisam morrer no passado. Podem ganhar novos contornos. E nos mostrarem que o tempo que passamos juntos, por mais distante que fique na memória, não foi em vão e também significou para o ex-colega que hoje dá risada conosco. Na nossa busca constante por significados na vida e coisas que façam valer a pena viver, isso faz muita diferença.

14.10.10

POR MAIS TROCAS NO FUTEBOL


O fato de tantos jogadores estarem se machucando gravemente no Campeonato Brasileiro, em função do calendário mais do que puxado, tem bastante a ver com o fato de o torneio não parar nas datas-Fifa, quando a seleção joga, ao contrário do que acontece nas competições nacionais europeias, por exemplo. O número de contundidos também poderia cair se o calendário brasileiro fosse outro, é verdade. Mas que tal propormos uma solução menos relacionada ao Brasil e mais motivadora para os jogadores em geral?


Proponho que o número de substituições permitidas num jogo oficial aumente. Que passe de três para cinco, por exemplo. Seria possível tirar mais jogadores cansados ou lesionados no segundo tempo. Seria possível dar mais chances aos reservas, que ficariam menos insatisfeitos mesmo sabendo que começarão no banco. E a dinâmica e qualidade do espetáculo melhorariam, sobretudo nos minutos finais, com jogadores mais inteiros.


Há uma contrapartida, que seria o maior número de paralisações ao longo do jogo, obrigando os juízes a dar mais minutos de acréscimo. Mas como o árbitro tem total liberdade para acrescentar o que achar necessário, sem problema. E convenhamos que nem as TVs terão motivos para reclamar se o tempo total de transmissão subir 1 ou 2 minutos, não é?


Que tal? Fifa, International Board, vamos colocar o tema na pauta da próxima reunião?? Aposto que os departamentos médicos dos clubes vão aprovar...